O Xadrez é um jogo de tabuleiro, que tem como principal objetivo trabalhar o desenvolvimento mental e psicológico dos jogadores. Além disso, a prática é considerada uma excelente ferramenta educacional por favorecer a evolução de habilidades imprescindíveis para a vida escolar do aluno.
Segundo o professor da Rede de Ensino APOGEU, Christiano Landau, por meio do jogo os alunos aprendem a lidar com problemas da vida de maneira mais calma, tranquila e objetiva. Além disso, o Xadrez propicia um aumento na capacidade de processar informações.
Na vida escolar do aluno, de acordo com Christiano, o Xadrez proporciona uma série de benefícios como desenvolvimento do raciocínio lógico, memória, concentração e comprometimento em sala de aula, motivação, regularidade, criatividade e planejamento.
“O Xadrez é um jogo que não combina com a falta de atenção. Assim, o estudante aprende a manter o foco em seus objetivos.”, destaca o professor.
O APOGEU oferece o Xadrez como disciplina obrigatória na matriz curricular das turmas do Ensino Fundamental I. Nesta etapa, o professor busca desenvolver a prática teórica e prática.
Já no Fundamental II, o jogo é oferecido como projeto educacional complementar e o foco é intensificar os trabalhos e preparar os alunos para competições.