Conversamos com o professor Wesley Ribeiro para saber mais sobre essa matéria tão importante para o aprendizado de nossos alunos! Confira!
O LIV, nosso Laboratório Inteligência de Vida, está ligado diretamente a um dos pilares que sustentam o método de ensino da Rede APOGEU: o socioemocional. As aulas são voltadas para espaços de fala e escuta, com o objetivo de ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo, garantindo, assim, um aprendizado saudável e estruturado.
Na Educação Infantil, por exemplo, convidamos nossos alunos a reconhecer e nomear as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva, que são fundamentais quando pensamos nos vínculos afetivos e na construção subjetiva. Para isso, utilizamos um espelho de modo que os pequenos possam não só reconhecer as emoções, mas se ver reagindo diante delas.
No Ensino Médio, o currículo foi organizado em três blocos temáticos, um para cada série, respectivamente: “Como eu estou?”, com foco no autoconhecimento; “O que me move?”, com a discussão sobre como as temáticas atuais influenciam nas nossas escolhas; e “Para onde vou?”, que oferece ferramentas para traçar o caminho possível entre como os alunos estão agora e o que desejam para si e para o mundo no futuro.
Temas como preconceito, estereótipos, bullying, a relação com as redes sociais, etc são trabalhados conectados com a linguagem dos alunos, dentro de cada faixa etária.
É também muito importante a participação dos alunos, que enriquecem e ampliam as discussões fazendo com que eles também façam parte da construção das aulas. Nas turmas de 9° ano, por exemplo, as turmas ajudam algumas ONGs da cidade através de campanhas de arrecadação.
10