As Olimpíadas de Tóquio estão se aproximando. No dia 23 de julho, mais de 200 atletas brasileiros estarão envolvidos em um dos maiores eventos esportivos do mundo: os Jogos Olímpicos. O esporte, de um modo geral, sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização da Olimpíada de Tóquio é uma oportunidade para a promoção dos esportes, para a divulgação da diversidade cultural, representando ainda um momento de união entre os povos participantes. Diante de todo esse cenário, o tema do Projeto Interdisciplinar não poderia ser outro! As Olimpíadas 2021 serão o pano de fundo para atividades dentro e fora dos momentos de aula. Os trabalhos são feitos por alunos do 4º ano do Fundamental Anos Iniciais até a 2ª série do Ensino Médio, de todas as unidades.
Segundo Corine de Medeiros, professora de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Projeto Interdisciplinar Olimpíada de Tóquio apresenta-se como uma proposta de prática interdisciplinar que proporciona o desenvolvimento de um conjunto de competências por meio de uma aproximação maior entre a prática e a teoria aprendida em sala de aula. Nesse processo, os alunos e professores atuam colaborativamente, pois são co-construtores do conhecimento em um movimento que foca no aprender a pensar. Na disciplina de Matemática, por exemplo, são usados curiosidades olímpicas e dados numéricos para que o processo de ensino e aprendizagem estejam entrelaçados, ganhando mais significado.
O projeto envolve todas as disciplinas, como a área das Ciências Exatas, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. Com base no assunto do semestre, os alunos vão escolher um subtema a partir do tema principal, as Olimpíadas. Além disso, a proposta engloba competências trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que precisam ser trabalhadas na escola para o desenvolvimento dos alunos, como: desenvolvimento de pensamento crítico e criativo, comunicação, empatia e cooperação, argumentação, entre outras.
Além de trabalhar o tema em exercícios contextualizados com as disciplinas, os professores criaram meios de tornar o projeto ainda mais dinâmico. Por isso, propuseram que os alunos tirassem fotos caracterizados de atletas olímpicos, escrevessem cartas para os competidores – como uma forma de incentivo, já que o eventual público nos Jogos Olímpicos será mínimo – e até lives com jogadores com experiência no mundo esportivo.
Os projetos são considerados importantes recursos na valorização do protagonismo dos alunos, considerando o que seja significativo ao processo de aprendizagem. “Entendemos que eles possuem inteligências múltiplas, aprendem de diferentes formas e que a aprendizagem significativa precisa estar presente em nossos planejamentos, propostas e ações”, relata Karla Gilo, coordenadora das turmas de Fundamental Anos Finais do APOGEU.